Livros

Resenha -Turma da Mônica Jovem: Uma Viagem Inesperada

8608DB3C-322C-493A-9DE1-661334EB7389.JPGTitulo: Turma da Mônica Jovem- Contos Uma Viagem Inesperada

Autoras: Babi Dewet, Melina Souza, Carol Christo e Pam Gonçalves

Editora: Nemo (Grupo Autentica)

Paginas: 336    Ano: 2017

Sinopse: Mônica parte rumo à Coreia do Sul, em um tour inesquecível, repleta de k-pop, cores e aventuras. Magali tem seus planos virados de cabeça para baixo e acaba em Paraty, onde gastronomia e novas amizades se misturam. Marina desenvolve um novo lado artístico em Londres – com direito a chá, saudades, encontros e desencontros. E Denise, por ter se metido numa encrenca, é mandada de castigo para um acampamento na Serra Catarinense. Prepare as suas malas e acompanhe as garotas em viagens pelo Brasil e o mundo, com romances, confusões e aventuras!

Mexer com personagens que já estão impregnados no imaginário popular de uma sociedade é extremamente difícil. Especialmente, quando esses personagens já atravessaram gerações e que a maioria dos brasileiros amam. como é o caso da Turma da Mônica criada pelo Mauricio de Sousa ♥.

Porém, a “Gordinha, Baixinha, Dentuça e Dona da Rua” já teve diversas transformações. E claro, muitas delas deram muito certo, Como o crescimento dela, no “Turma da Mônica Jovem”.

Como o próprio subtítulo já diz “Uma viagem inesperada” cada uma das histórias relata uma viagem surpresa vivida por cada uma das meninas durante as férias escolares, onde quatro personagens da Turma da Mônica irão para várias partes do Brasil e do mundo. Mônica vai parar na Coréia do Sul, depois de perder uma aposta para o Cebola ou cebolinha como todos conhecemos. Magali tinha tudo programado para passar as férias perfeitas com o seu namorado Quim, porém depois que sua tia adoece ela vai parar em Paraty, no Rio de Janeiro. Marina ganha de surpresa um curso de fotografia de três semanas em Londres (queria estar no lugar dela). E Denise depois de uma enrascada na escola vai parar na Serra Catarinense com a sua tia, sem celular e acesso à internet.

Mônica “Uma Aventura na Coreia do Sul” – BABI DEWET

IMG_7424

O primeiro conto foi escrito, por talvez uma das maiores amantes de K-Pop do Brasil. Tudo começa quando a baixinha perde uma aposta para o Cebola: se inscrever num sorteio da rádio local. Por azar, ou sorte mônica é uma das vencedoras e ganha nada mais, nada

menos que uma viagem de cinco dias para a Coréia do Sul (que sonho né ?).

Já no aeroporto, ela se encontra com a outra vencedora do concurso: Lele ( que por coincidência, é o mesmo apelido e o mesmo nome que o meu, SURTEI), uma fanática por Kpop.

Ao chegar na Coréia, Mônica se depara com uma quantidade vasta de diferenças tanto físicas como culturais no país. Ela conhece alguns pontos turísticos do país e, por consequência, nós leitores acabamos conhecendo também.

Somando-se ao contexto, essa viagem para a Mônica acabou sendo um pouco sobre reconhecimento sobre si mesmo. Sobre testar suas responsabilidades e lidar com a opinião dos outros sobre ela mesmo.

Se perdendo nas ruas de Seoul, fugindo do hotel para resgatar sua nova amiga louca por aventuras na Coréia do Sul, Mônica vive intensamente essa viagem que veio como resultado de mais um dos “planos infalíveis” do Cebola.

“[…] Sabendo que, mesmo do outro lado mundo, eu era mais feliz do que imaginava ser. Que eu era feliz de verdade sendo quem eu era, do jeito que eu era. Seja como um pontinho no meio da multidão de pessoas anônimas ou como a dona da rua, a Mônica do Limoeiro.”

Magali “Um menu de surpresa”- CAROL CHRISTO

IMG_8557Ambientado em Paraty essa história não poderia ter sido recheada de coisas tão saborosas como essa cidade. A história se inicia com a Magali repassando os últimos detalhes das suas últimas duas semanas de férias. Ela todos os anos faz uma lista do que fazer nesse período. E para ela é quase sagrado cumprir esse objetivo.

Sua tia fica doente e ela se ver obrigada a viajar com os pais para Paraty, o que não seria uma tortura em si. Porém, ela não consegue aproveitar inicialmente, pois ela queria cumprir a lista, e com o seu namorado.

Essa história se resume em uma unica palavra: Imprevistos. Porque acontece bastante coisas fora do comum, tanto na vida da Magali, quanto dos personagens presentes na história. Aos poucos ela vai aprendendo a lidar com tudo isso e começa a se divertir de verdade.

“[,,,] Porque ele estava comigo, por que ele fez questão de acender a pequena vela entre nós e porque ele fez tudo com o maior carinho, sem esperar nada em troca, a não ser minha felicidade.”

Marina “Londres para leigos” – MELINA SOUZA

IMG_8558.PNGMarina ganha de seus pais uma viagem para Londres ( SONHO ), onde fará um curso de fotografia. O problema é que: todo mundo sabe que a Marina gosta mesmo é de desenhar, né?

Ao chegar em Londres ela consegue logo fazer amizade com o Peter, o filho da dona da escola, o qual vai ficando muito forte ao longo dos dias. E de certa forma ela fica balançada com o jeito que ele a trata ( até eu fiquei balançada, tonta e apaixonada kkkk).

Ao longo da história, percebe-se o crescimento da Marina em suas várias vertentes. Primeiro na profissional, onde ela consegue aproveitar bastante o curso de fotografia, se esforçando muito no projeto do final do curso. E pessoal também, no qual ela precisa definir melhor os seus sentimentos, além de adquirir certa independência para fazer as suas próprias escolhas.

” Viajar é maravilhoso, mas voltar pra casa é tão bom que deveria existir uma palavra no dicionario só pra descrever esse sentimento.”

Denise “Férias na Serra Catarinense” – PAM GONÇALVES

IMG_8560

Com certeza o conto da youtuber Pam Gonçalves foi o que trouxe maior amadurecimento pessoal/profissional a essas personagens da Turma da Mônica, e foi o conto que eu mais gostei. Denise é a amiga mais espevitada da turma da Mônica e o conto dela começa exatamente assim. Ela está muito frustrada, porque foi obrigada a passar o resto das férias na Serra Catarinense, sem celular ou acesso à internet. Essa foi uma punição, devido a uma grande besteira que ela fez na escola.

Inicialmente, sem vontade de estar ali, a personagem se ver obrigada a alimentar as galinhas, ajudar na horta e também nas compras. Ao chegar no mercado local ela dá de cara com um jovem da região, que ela encontrará dia antes e não tinha ido muito com a cara. E pior usa de toda a sua arrogância com ele, o que claro provoca uma antipatia do jovem para com ela também.

Porém, ela vê nesse mercado uns panfletos de uma fazenda que receberá um acampamento de jovens. E lembra que a sua tia disse que a fazenda dela estava quase sem clientes e que talvez fosse obrigada a cancelar a temporada desse ano. Então, ligada as redes sociais, a jovem tem uma ideia e convida o jovem que ela tinha certa antipatia (o Douglas), para ajudar. Ele acaba aceitando, e os dois colocam o plano em ação.

A história de Denise é repleta de desenvolvimento, uma vez que a jovem preocupada somente com o seu umbigo, se torna uma jovem preocupada com o bem estar de sua tia, além de conseguir enxergar em Douglas algo além de seu preconceito do início.

“[…] Eu estava me divertindo muito e vivendo uma experiencia bem diferente de todas que eu tinha. Estava tudo bem andar com roupas um pouco – ou muito?- fora de moda, se elas esquentavam meu corpo o suficiente para aguentar o frio da serra. O cabelo não precisava ficar impecável, e eu não me preocupava mais com os fios que cismavam em se soltar das marias-chiquinhas, Eu sentiria falta de tudo aquilo…”

Gostei muito do livro. Desde pequena, sempre li os gibis da Turma da Mônica. Foi a combinação perfeita! Todos os contos são leves, bem escritos. E mesmo sendo a turma jovem, todas as histórias possuem aquele toque de criança que a turma tem, sabe? Divertido, leve e gostoso de ler, super recomendo  ♥

Nos vemos na próxima resenha, Beijinhos♥

Me Acompanhe também nas redes sociais:

Instagram  – facebook – twitter ♥

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s