Livros

Resenha- Extraordinário

018F3C7A-F8BE-4BFD-8149-15DE37E6E1F8

Titulo: Extraordinário

Autor(a): R. J. Palacio

Editora: Intrinseca

Paginas: 320

Ano: 2013

Sinopse: August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso, ele nunca havia frequentado uma escola de verdade – até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente – convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.

“Sei que não sou um garoto de dez anos comum. Quer dizer, é claro que faço coisas comuns. Tomo sorvete. Ando de bicicleta. Jogo bola. Tenho um Xbox. Essas coisas me fazem ser comum. Por dentro. Mas sei que as crianças comuns não fazem outras crianças comuns saírem correndo e gritando do parquinho. Sei que os outros não ficam encarando as crianças comuns aonde quer que elas vão. Se eu encontrasse uma lâmpada mágica e pudesse fazer um desejo, pediria para ter um rosto comum, em que ninguém nunca prestasse atenção.”

Extraordinário conta a história de Auggie, que é um garotinho extraordinário, de uma maturidade incrível, mas que só quer ser uma criança como qualquer outra. Quando nasceu, Auggie foi diagnosticado com uma doença genética, que deformava seu rosto. Ele se sentia deslocado em todos os lugares que passava, era como se ele fosse uma espécie de monstro, e as pessoas se sentiam atraídas a olhar para ele. Mas quando seus pais decidem que talvez seja hora de ele ir para a escola, Auggie já sabia que este seria seu maior desafio. Em meio a olhares curiosos, piadas cruéis e amigos verdadeiros, Auggie vai construir um verdadeiro manifesto à gentileza, em favor da igualdade e do amor ao próximo.

Quando eu comecei a ler Extraordinário, eu não sabia que ia encontrar uma história emocionante, e nem que ele ia mexer tanto assim comigo.

A autora deu uma verdadeira lição de moral nos leitores, não é atoa que o livro é um sucesso mundial e criou uma corrente anti-bullyng. A narrativa é alternada entre vários personagens do livro que estejam ligados direta ou indiretamente a August e seu “mundo”. Analisando o personagem principal do livro, penso que August queria ser apenas mais um na multidão, pois ao contrario das pessoas que querem se destacar a todo o momento, o maior desejo de August era passar despercebido e viver uma vida normal ao lado de seus familiares e amigos.

No decorrer dos capítulos, acompanhamos a história do nosso protagonista desde o momento em que seus pais decidem mandá-lo para a a escola até a formatura de quinto ano da turma. Durante esse tempo, senti verdadeira admiração por várias personagens, . Mas também tive vontade de entrar no livro e socar alguns personagens na cara, para ver se eles se tocavam do quanto estavam sendo estúpidos.

Dependendo do seu momento de vida, o livro vai te trazer uma mensagem diferente. Confesso que me emocionei muito com o livro, aconselho que vocês preparem os lencinhos antes de começar a história de August.

extraordinario.jpg

Outro ponto interessante de Extraordinário é o professor de August. Durante as suas aulas, ele escolhe um preceito e pede para os alunos discutirem e criarem os seus próprios preceitos para seguirem no mês, que por sinal tem um livro dos preceitos do Sr. Browne (professor) e de todos os alunos “365 Dias Extraordinários”.

Encerro a resenha por aqui, não sem antes afirmar o quanto a história de Auggie me mudou. E tenho certeza que vocês também passarão a ver o mundo e as pessoas de forma diferente depois que lerem o livro. A narrativa é encantadora, delicada e, emocionante!

Recomendo o livro para todos os fãs de uma história inspiradora, e para todas as idades. A obra de R.J. Palacio não é apenas um livro, é um presente, que se me permitem dizer Extraordinário.

Leticia ♥

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s