Livros

Resenha – A Seleção

Título: A Seleção
Autor (a): Kiera Cass
Editora: Seguinte
Páginas: 327 p.
Ano: 2012

Sinopse: Nem todas as garotas querem ser princesas. America Singer, por exemplo, tem uma vida perfeitamente razoável, e se pudesse mudar alguma coisa nela desejaria ter um pouquinho mais de dinheiro e poder revelar seu namoro secreto. Um dia, America topa se inscrever na Seleção só para agradar a mãe, certa de que não será sorteada para participar da competição em que o príncipe escolherá sua futura esposa. Mas é claro que seu nome aparece na lista das Selecionadas, e depois disso sua vida nunca mais será a mesma…

No futuro, os países como os conhecemos não existirão mais e nossa personagem principal vive no Reino de Illéia. Ela é América Singer, uma garota ruiva de 16 anos e que pertence a casta de número 5. Em Illéia, a população é dividida em castas e cada uma é responsável por oferecer a sociedade um tipo diferente de serviço. De 1 a 8, quão maior o número, mais pobre você é.

América pertence a casta dos artistas, ela é uma musicista incrível. Desde que seus dois irmãos mais velhos saíram de casa ela assumiu sua responsabilidade em ajudar aos pais a conseguir dinheiro para manter a família. A família Singer passa por muitas dificuldades financeiras, mas todos se ajudam mutuamente, então conseguem superar as intempéries da vida. E América tem um segredo – contra as advertências de sua mãe, ela mantém um romance com Aspen, um garoto da casta 6, isto é, a grosso modo, mais pobre que ela.

Todo o romance é complicado, mas América é tão apaixonada que acredita fielmente que juntos eles poderão superar qualquer coisa, mas não é isso que Aspen deseja. Logo no início da narrativa nossos corações são implodidos com o orgulho de Aspen, que termina o relacionamento com América ao perceber que nunca poderá dar uma vida boa para a amada. E como se tudo isso não bastasse, Illéia vai viver nos próximos dias A Seleção. Na monarquia de Illéia, as princesas são destinadas a casar com autoridades dos países aliados. Os príncipes são destinados a se casarem com plebeias. Assim os laços com a sociedade e com os aliados são reafirmados.

O príncipe Maxon acaba de atingir a maioridade, então deverá se casar e todas as garotas em idade apropriada são convidadas a se inscrever na Seleção. Trinta e cinco garotas de todo o país serão selecionadas para viverem no palácio por um tempo, enquanto o príncipe escolhe aquela que será sua princesa. E tudo isso televisionado.

Motivada pela necessidade do dinheiro, América se inscreve sem qualquer perspectiva de ser selecionada. Mas adivinhem o que acontece? E nesse momento, que somos arremessados em um universo totalmente novo aos olhos da protagonista. Narrado em primeiro pessoa, vamos vivendo junto com América todos os desafios impostos.

Com o coração ainda dilacerado com o término do seu romance com Aspen e sem qualquer desejo em ser a escolhida do príncipe Maxon, vamos sendo introduzidos em mais que uma vida de luxo: Illéia está mergulhada em um cenário sombrio, em que a família real – e agora as selecionadas – precisam conviver. Quem se casar com o príncipe não vai receber apenas uma coroa, terá também que ajudar na administração desse país recente e incerto.

É um livro ótimo, com personagens simples (com exceção das confusões amorosas da protagonista) e uma trama sem grandes emoções, mas é impossível não gostar da história. Cada um dos personagens principais tem uma personalidade tão cativante que eu acabei torcendo por todos e não sabia mais se ficava triste por um ou feliz pelo outro.

E vocês o que acharam da história da América?

Leticia ♥

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s